domingo, 9 de janeiro de 2011

Dicas de Pneus para Trilhas

    Para incluir sua moto no mundo off-road, ela precisa de algumas modificações, especialmente para utilização nas trilhas. Hoje existem diversas peças que ajudam a modifcar com certa facilidade sua moto, necessitando apenas de um conhecimento básico de manuseio de ferramentas. O Pneu é um dos elementos mais importantes e ai vai algumas informações para não errar na hora de "calçar" sua moto.
Vamos lá
Pneus: Os pneus utilizados são do tipo "biscoitos", com três tipos diferentes:

*Para Chão Duro = Estradas de barro socado, (poeirão), pedras, entre outros. Para essas condições os gomos dos pneus tem que ser maiores e muito próximos uns dos outros, tendo maior aderência no piso. A borracha do Pneu também é dura.


*Para Chão Macio = Areia solta ou de praia, lama, brejos etc... Os gomos são menores e distantes uns dos outros, possibilitando assim que a lama se desprenda com facilidade do pneu, não perdendo tração neste tipo de terreno. A borracha do Pneu é macia se adaptando mais facilmente ao solo.


*Para Chão Intermediários = Esse é o ideal para a trilha, ele tem os gomos médios com espaços lineares, portanto se adequa a diversos tipos de solos, como o nome já diz serve para terrenos de chão duro e macio. A borrahca do pneu é intermediária.















    A calibragem indicada para ambos os pneus é de 14 libras com o solo lamacento e com chuvas e 18 libras para piso seco. A calibragem baixa deixa o pneu mais vulneravel a furos na camara de ar, portanto muito cuidado. Só calibre com Pneu frio, caso o mesmo esteja quente diminua 0,5 libras da calibragem pretendida

    Existem as trava de pneus que impedem que o pneu deslize sobre o aro da roda, isso é necessário quando se utiliza uma calibragem muito baixa.

Leitura do Pneu

    Atente na hora de montar o pneu, as setas de rolamento que existe na banda tem que estar de acordo com a direção de rotação.
    O pneu pode ser Tubeless (TL) quando não tem necessidade de câmara de ar e TubeType (TT) precesa da câmara para ser instalado. Este último é o mais utilizado pelo baixo custo.
    Existe a classificação para o tipo de terreno, Medium = Borracha Média, Medium-Hard = Borracha Média/Dura e a Medium-Soft = Borracha Média/Terna.
   E a classificação para tipo de uso, NHC - Não homologado para uso em estradas, NHS - Não homologado para uso em auto-estradas.
    A largura e altura é definido como 100/100, Z é o indice de velocidade maxima, R  é o simbolo para carcaça Radial e 17 é o diâmetro da jante em polegadas. Ficando assim:  100/100 ZR 17
    A data de fabricação também vem grafada. DOT 4910 = Quer dizer que foi fabricado na 49ª semana do ano 2010

    Se deixar sua moto muito tempo parada o aconselhavel é deixa-la suspensa, evitando que o Pneu esvazie e se deforme.

Espero ter ajudado.


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